Como Chegar na Pedra Furada em Jericoacoara: Jeito Fácil e Difícil
Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás
PEDRA FURADA EM JERICOACOARA
A Pedra Furada virou quase um símbolo de Jericoacoara, e por esse motivo é um dos pontos mais visitados da vila. Porém chegar lá exigem disposição para caminhar e planejamento para fugir do “horário do turista”. Expliquei todos os detalhes aqui no artigo. E no final do post tem video com dicas de Jericoacoara.
A melhor forma de chegar na Pedra Furada é caminhando pelo Morro do Serrote. É rápido, fácil, e você pode chegar cedo e fazer fotos sem ninguém. Veja abaixo todas as opções.
COMO CHEGAR NA PEDRA FURADA EM JERICOACOARA
1. DE PASSEIO (BUGGY OU 4X4)
O buggy do Passeio Leste vai ir pela beira da praia no sentido Preá-Jeri, e depois de um certo ponto, você vai ter que caminhar uns 20 minutos pela praia.
É bom para não caminhar muito, mas ruim, porque todo mundo chega no mesmo horário da manhã às 9:30 no início dos passeios e da tarde às 17:30 no final dos passeios para o por do sol. Mesmo que você opte por ir apenas até a Pedra Furada de buggy, o valor não vai ser menos do que 200 reais.
2. PELA PRAIA
Se a maré estiver baixa, você pode ir andando até a Pedra Furada pela praia Malhada de Jeri, para direita. Da praia de Jeri até a Pedra Furada são 30minutos. Dizem que é o caminho mais bonito com várias praias e grutas.
Se a maré estiver alta, é impossível, porque você não passa. É bom para ver uma paisagem única, mas é ruim, porque caminhar com vento forte na areia acaba sendo um pouco cansativo. Confira a Tábua de Maré de Jericoacoara.
3. PELO MORRO DO SERROTE
Essa é uma caminhada de uns 40 minutos pelo Morro do Serrote até a Pedra Furada com toda a vista de Jericoacoara e das praias. Você entra na trilha do lado do cemitério ou vindo pela rua do Forró. Caminhada fácil, de chinelo mesmo. No alto tem um farol, e a partir dele você pode:
a. No farol, se você pegar a trilha para esquerda, vai ter que descer o morro íngreme, cheio de pedrinhas soltas e vegetação com espinhos, desce quase sentado. A subida de volta é bem mais fácil (eu subi), porém exige equilíbrio. A vantagem é que você desce na frente da Pedra Furada.
b. Se no farol você seguir reto, vai andar pela areia e vai descer a duna suave na praia entre a Pedra Furada e onde os buggys estacionam, e caminhar uns 10 minutos para a esquerda pela praia, passando pela Pedra do Frade. Muito tranquilo e bonito de andar pela praia! A desvantagem é essa caminhada a mais.
PASSEIO DE BARCO PARA PEDRA FURADA
Tem um passeio de barco em Jericoacoara que vai até a Pedra Furada, além do passeio pelo nascer do sol e no por do sol. Todos tem duração média de 1:20min e o valor de R$100, mas tem opções de barcos privados. O Roberto e a Sabrina que organizam tudo (pode agendar no whatsapp e dizer que viu eles aqui no blog).
MELHOR HORÁRIO PARA IR PARA A PEDRA FURADA
O melhor horário para ir na Pedra Furada de Jeri é às 7h, porque às 9h os passeios começam a chegar e ela fica lotada. Apenas em julho que as pessoas preferem ir no pôr do sol, porque o sol encaixa no furo da pedra.
Fomos às 7h da manhã ver a maré e como estava enchendo, entramos na trilha do Morro do Serrote pouco antes de 7:30h. Chegamos lá e tinha mais dois casais (um chegou antes e outro, depois), e um vendedor de coco e água.
Fizemos dezenas de fotos, sem exagero! Os casais foram se revezando, e enquanto um conferia as fotos, o outro ia lá fazer. Muito tranquilo!
Tem destaques de Jeri no @monicamoras Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
SEJA RESPONSÁVEL: NÃO USE AS CHARRETES
Na trilha do morro, tem algumas charretes que fazem uma parte do trajeto. Mas além do sofrimento do cavalo/jegue com o calor e nenhum ponto para beber água, você vai precisar andar o pior trecho de descida do morro.
Esse foi um aviso que nos foi dado em pelo menos umas 4 lojas e pelo senhor que faz o passeio à cavalo. A ida de cavalo (cavalgando, não na charrete) custa 40 reais, mas mesmo assim você vai precisar descer na pior parte.
Leia também:
Pedimos pro vendedor de coco fazer as nossas fotos juntos, ele sabia até o posicionamento. Fica aqui meu agradecimento ao Francisco Videon (foto dele na galeria abaixo) pela foto. Saímos de lá e ainda estava vazio (com 2 casais).
Evite chegar lá depois das 9h da manhã e no horário do por do sol, caso você queira uma foto com a pedra toda. Depois desse horário, forma uma fila onde nem todo mundo respeita a vez do coleguinha, e muitas vezes a lente (da câmera ou celular) não é angular o suficiente para mostrar toda a pedra, porque a fila está perto demais. O horário do por do sol também é um dos mais lotados.
Para saber: o sol só se põe no meio da pedra apenas em julho.
Leve obrigatoriamente: água e protetor solar, indiferente de como você for.
Na minha opinião, a Pedra Furada não é uma furada. É um lugar incrível de visitar e eu ficaria chateadíssima se não tivesse ido lá. As fotos abaixo provam isso!
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais, até de um cafezinho de R$7! Ajude o blog que te ajuda :)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off)
Passeios e Ingressos: Get Your Guide
Transporte: 12go (Asia, Brasil, Europa e Austrália)
Escrito em 05/01/2020 | Atualizado em 2023
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE JERICOACOARA